segunda-feira, 27 de maio de 2013

Vida familiar em foco

Em comemoração ao mês da família, a Igreja Batista da Vitória promoveu neste final de semana o II Congresso da Família, entre os dias 24 a 26 de maio. Foram três dias de palestras, dinâmicas e atividades que buscaram despertar nos participantes a importância de cuidar dos relacionamentos familiares, à luz da Palavra de Deus. 
Abrindo a programação, a palestra "Construir juntos é melhor" foi ministrada por Renato, que é membro do Ministério de Casais da Igreja Metodista Central na sexta, dia 24. Após traçar um diagnóstico da família contemporânea influenciada pelo poder da televisão, pela presença de redes sociais em que os relacionamentos são fugazes e pela forte presença do consumismo, o palestrante conduziu a plateia à reflexão, com base na passagem bíblica da Bodas de Caná (João 2: 1-11). Em uma abordagem nova dessa passagem, Renato comparou a falta do vinho com os problemas que podem surgir em nossas vidas mesmo quando aparentemente tudo está bem, como no casamento ilustrado pelo texto. Quando Jesus pede para encher a talha de água, na interpretação do palestrante, é um convite para que nós possamos também encher nossas talhas de oração pelo outro, carinho, perdão, humildade, colo, elogio. 
No sábado à tarde foi exibido o filme "A história de nós dois", que serviu para levantar alguns pontos de discussão para análise de fatores que podem acabar com um casamento. Quem conduziu o debate foi o Pr. Davi e sua esposa Adriana. Uma roda de debate foi formada, onde cada um deu sua opinião e ouviu o outro, permitindo uma reflexão conjunta. À noite, foi realizado um jantar especial para os casais na própria igreja. Para descontrair os convidados, a confraternização teve início com dinâmicas  que estimularam o amor e o carinho entre os cônjuges. Logo depois, foi servido um delicioso jantar finalizado com sobremesa e sorteio de brindes. 
O orçamento familiar foi tema da palestra da manhã de domingo, ministrados por Roberto e Luciana Cintra, da Missão Batista Sul. O casal alertou a plateia sobre a importância de uma vida financeira equilibrada, em que o dízimo tenha prioridade. Outro ponto abordado foi a disciplina necessária para evitar o consumismo, buscando sempre orientação de Deus para evitar desequilíbrios e, consequentemente, problemas na família. Como tema do culto de manhã e à noite, o Pastor Ubiratan Panizzi encerrou as atividades refletindo sobre os dez comportamentos que podem destruir a família.


Confira abaixo as fotos do evento: 

--