Cultura & Arte

Algumas obras têm o poder de impactar profundamente a vida de alguém e promover mudanças. Essas mudanças começam a partir do convite a enxergar de ângulo diferente das coisas a que se está acostumado. Certos livros e filmes têm esse poder de 'quebrar as fortalezas' interiores para que se possa sair dos calabouços das ideias prontas e equivocadas, para os campos floridos e perfumados das descobertas saudáveis que elevam a alma para mais perto do mover de Deus e em direção ao próximo. Dentre algumas obras interessantes que merecem cuidadosa apreciação, destacamos:
 

LIVROS

 
“Como se livrar de um mau casamento: construindo relacionamentos significativos”, de Carlos 'Catito' Grzybowski em conjunto com sua esposa Dagmar, da Editora Ultimato (www.ultimato.com.br), é um livro com abordagem criativa e direta das questões que envolvem os relacionamentos afetivos e que precisam ser reconhecidas, enfrentadas e solucionadas ao longo da construção de relações profundas e significativas. Livro breve, porém profundo, denso e elaborado para utilização em grupos de estudo e/ou ministérios com casais ou famílias.
 

 


“Tudo para Ele” (My utmost for his highest), livro de devocionais de autoria de Oswald Chambers, da Editora Betânia (www.editorabetania.com.br), registro escrito das conferências proferidas entre os anos de 1911 a 1917, no Bilble Training College, em Clapham, Inglaterra, e na Associação Cristã de Moços (Y.M.C.A.), em Zeitun, no Egito. Boa parte dessas conferências foram 'taquigrafadas' cuidadosamente pela esposa do Pr. Chambers e assim preservadas, ele não utilizava anotações em todas elas, pois este brilhante expositor das Escrituras foi chamado para eternidade em 1917, aos 43 anos de idade. A obra foi publicada em 1927 e desde então tornou-se um clássico mundial na literatura devocional. É um convite à descoberta constante de uma vida espiritual profunda e abundante centrada na pessoa de Jesus Cristo.

FILMES

 
“Histórias cruzadas” (The Help), direção de Tate Taylor, com impressonantes atuaçẽs de Viola Davis, Emma Stone e Octavia Spencer. Drama. Baseado no livro “A Resposta” de Kathryn Stockett (Editora Bertrand Brasil), o filme visita corajosamente o racismo e a segregação racial no sul dos Estados Unidos da América, especialmente o tratamento dispensado às empregadas domésticas e babás, que cuidavam por anos a fio das casas, das famílias, dos filhos que lhes negavam a possibilidade de serem tratadas como pessoas dignas de respeito, consideração e valor. O amor e a amizade sincera de uma velha empregada negra marca e muda definitivamente a vida de uma menina branca que, ao formar-se e voltar para sua cidade natal, decide escrever um relato sobre as vidas das empregadas e babás negras da sua cidade. Um poderoso convite a refletir sobre o que significa o amor ao próximo na prática.



“A história de nós dois” (The history of us), direção de Rob Reiner, com marcantes atuações de Michelle Pfeiffer e Bruce Willis. Comédia romântica. Após 15 anos o casamento de Ben (Bruce Willis) e Katie Jordan (Michelle Pfeiffer) entra em crise. Assim, eles se separam na mesma época em que seus filhos Josh (Jake Sandvig), de 12 anos, e Erin (Colleen Rennison), de 10, estão em um acampamento de verão. Separados, cada um tenta recomeçar sua vida em cantos neutros, aproveitando o período para avaliar e refletir sobre a vida que tiveram juntos, com seus altos e baixos, e tentam concluir se ainda há algo de sólido nesta relação, que permita uma reaproximação. Com uma trilha sonora belíssima de Eric Clapton o filme é obrigatório para todos aqueles que levam a sério sua vida afetiva.