A Igreja



Como tudo começou...

 
A história da Igreja Batista da Vitória se inicia nos anos 70, quando o então pastor titular da Primeira Igreja Batista de Juiz de Fora (PIBJF) Romiltom Garcia Brasil, com planos de fundar uma nova igreja na Cidade Alta (bairro São Pedro), conseguiu levantar recursos junto aos batistas de Minas Gerais para comprar um terreno situado à Rua Sebastião Ferreira, 127, onde futuramente seria erguida a igreja.
Em 1985, após a realização de uma grande campanha evangelística em parceria com igrejas batistas de Houston (estado do Texas, EUA), muitas vidas em Juiz de Fora foram tocadas pela mensagem do evangelho, a maior parte moradoras da Cidade Alta. Tendo à frente o irmão Raimundo Nascimento, o trabalho foi retomado tomando por base o projeto de cunho missionário iniciado anos antes pela irmã Angélica (“Tia Dedé”), de evangelização de crianças da comunidade, juntamente com adolescentes da igreja. Nos últimos anos encampado pela irmã Nair Moreira Vasconcellos, o projeto tinha como foco as reuniões que levavam a Palavra de Deus às crianças, alcançando muitas delas. Logo em seguida o seminarista João Batista Pedrosa, conduziu o projeto por mais alguns anos, quando houve um período de interrupção dos trabalhos.
Em 1988, novamente o Pr. Romiltom retomou o projeto lançando ao então seminarista Ubiratan Panizzi de Souza o desafio de plantar uma nova igreja, para que reunisse tantos quantos irmãos e irmãs se dispusessem a esse trabalho. A partir de agosto desse ano, alguns jovens se dispuseram a participar das primeiras visitas e estudos bíblicos em diversos lares do bairro. Este trabalho foi realizado até o ano seguinte, 1989, quando os missionários estadunidenses Pr. Frank e sua esposa Doris Hickmann (in memoriam), movidos pelo Espírito Santo de Deus, se ofereceram para ajudar a estruturar e consolidar esse projeto.
Em 1989 foi planejada uma ação evangelística, com as participações de membros da Primeira Igreja Batista de Juiz de Fora e outras igrejas, além do Coordenador de Evangelismo Pioneiro da Convenção Batista Mineira, Pr. Thomas Wade Akins e de um grupo de irmãos estadunidenses dos estados do Tennesee e Kentucky. A base do trabalho foi aquele mesmo terreno comprado no final do anos 70, na rua Sebastião Ferreira. Ali foi montada uma tenda cuja estrutura eram caibros de madeira, a cobertura uma lona de caminhão amarela, os bancos eram tábuas de taipá, o piso era de saibro batido, a luz eram lâmpadas pendentes. Tudo muito simples, porém com muita fé e o amor.
 

Galeria de fotos

(clique na imagem para ampliar)

1989: Primeira tenda

1989: Irmãos pioneiros

1990: Primeira capela

26/10/1991: Organização IBV
Capela: 1990 a 2004

2004: Mutirão para construção do novo templo


Novo templo