Palavra do Pastor

10/03/2013

As mulheres nos planos de Deus

Provérbios 31:10

O “Dia Internacional da Mulher”, 8 de Março, surgiu a partir de uma tragédia na qual centenas de mulheres foram covardemente assassinadas por um empresário que, indignado pelas reivindicações de suas funcionárias que exigiam tratamento digno de seres humanos, trancou-as no galpão e ateou fogo matando a todas. Apesar dos muitos avanços e conquistas ainda há muito que ser feito para que as mulheres sejam tratadas com o amor e dignidade planejados por Deus.

A Bíblia nos fala de mulheres que foram tiradas pelo próprio Deus de sua condição de humilhação, violência e desprezo impostos pelas sociedades predominantemente masculinas e implacáveis com suas mulheres. A estéril que se torna mãe de filhos (Sara, Raquel, Ana, Isabel, a mulher com fluxo de sangue, a mulher que vivia encurvada há anos devido à ação demoníaca, Maria Magdalena, a mulher samaritana); esposas e mulheres desprezadas e abusadas que foram resgatadas e dignificadas (Lia, Tamar, Raabe, a escrava endemoninhada que adivinhava em Filipos, as incontáveis mulheres exploradas sexualmente em rituais pagãos na cidade de Corinto); mulheres de alta posição social que apoiaram e sustentaram a causa do Reino de Deus (A filha de Faraó que adotou Moisés, Ester, Raabe, Maria Magdalena e Joana e Susana, Marta e sua irmã Maria, Dorcas, Priscila); mulheres sábias cujos conselhos, palavras e atitudes ecoam até hoje (a esposa de Noé, Ana mãe de Samuel, Noemi e Rute, Maria mãe de Jesus, Lídia, Loíde e Eunice, Pricila).
 
Foram as mulheres que permaneceram aos pés da cruz até Jesus Cristo exclamar “Está consumado” e entregar o espírito. Também foram elas as primeiras a saber da ressurreição do Senhor, ainda na madrugada de domingo. Além dessas tantas e tantas outras, cujos nomes não sabemos, que fizeram e fazem parte do maravilhoso plano de Deus.

Nesses tempos de profundo desprezo e desrespeito pelas mulheres saibamos e lembremos sempre que as mulheres são especiais para o nosso Deus e fazem parte dos seus planos. Por isso deve-se sempre respeitar, amar e honrar as mulheres, como Jesus nosso Senhor fez e ainda hoje faz.

03/03/2013



 Pelo poder do Espírito Santo...



Atos 1:8 e Gálatas 5:16-25


       


        Há um grande contraste entre a vida do ser humano movido por si mesmo, suas motivações e desejos e a vida movida pelo Espírito Santo de Deus. A primeira é marcada pela força destrutiva e mortal do pecado, a segunda pelo poder do amor e da santidade divina.

        Também há grande diferença entre uma igreja movida pelo poder do Espírito Santo e aquela movida pela força dos seus próprios meios: dinheiro, jogos de poder, atitudes carnais ainda que bem intencionadas.

        Pelo poder humano e suas muitas facetas o resultado é um somatório das mais degeneradas manifestações e obras da carnalidade (Gl. 5:19-21) cujas manifestações são pessoas centradas em si mesmas vivendo uma simulação de vida cristã, pois seu objetivo não é seguir e glorificar a Jesus Cristo mas a si mesmos e sua própria vontade. Daí tantos conflitos e dores. Na igreja o mal individual é o reflexo coletivo do que se passa na vida individual, o foco, o centro não é Jesus Cristo, mas a outras coisas ou até pessoas. A igreja movida pela carnalidade tem seu fundamento em valores que não os da Palavra de Deus: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gl. 5:22).  Ao invés disso igrejas carnais são engolidas por uma obsessão pelo controle de coisas ou pessoas, disputas de poder, apego ao dinheiro, programas e atividades sem fim ou propósito centrados na vontade humana e não em Cristo Jesus.

        Somos convidados a viver pelo poder do Espírito Santo, a vida de cada pessoa é marcada pela presença abundante do seu fruto, as atitudes refletem o caráter de Jesus Cristo em atitudes e palavras. Assim a igreja movida pelo poder do Espírito Santo, que passa a ser um corpo vivo e ativo, em busca de cumprir o Grande Mandamento (Mt. 22:36-40) e a Grande Comissão (Mt. 28:18-20).