sexta-feira, 26 de abril de 2013

Master Class ensina técnicas de canto




Você sabia que demora cerca de uma hora para que a água que bebemos hidrate as cordas vocais? Por isso é que, quando estamos cantando ou fazendo uma apresentação em público, mesmo que tomemos bastante água essa hidratação será apenas superficial e temos a sensação que a garganta continua seca. Essa foi uma das dicas dadas pela professora Vivian Guedes, no Master Class de Canto ministrado na última quinta-feira (25/04) na Igreja Batista da Vitória. 
Com objetivo de promover a capacitação de participantes do louvor, do coral e demais interessados, a igreja, em parceria com a professora promoveu o encontro. Estiveram presentes cerca de 20 pessoas que aprenderam um pouco mais sobre o funcionamento das cordas vocais, as musculaturas do corpo envolvidas no ato de cantar, técnicas de relaxamento da língua e maxilar, postura ideal para o canto e outros temas. 
Na parte prática,  a a professora utilizou itens como grampo de varal e bolas de soprar para exemplificar sobre técnicas de respiração, já que o motor da voz é ar que impulsiona as cordas vocais.  Participante do ministério do louvor da igreja, Indianara Campos serviu como modelo para demonstrar técnicas de canto. Membro do coral e do geração futuro, Júlio César buscou o evento como forma de aprimoramento de seu trabalho na igreja. "Participo do coral e estou em busca de uma melhor técnica e de fatores que podem influenciar no meu tipo de voz", disse.
A professora Vivian Guedes acredita no potencial desses cursos como forma de capacitação para membros e visitantes da igreja. "Cursos gratuitos devem fazer parte da rotina de uma igreja, já que esclarecer e dar orientação para aqueles que precisam é como "ensinar a pescar" e não somente "dar o peixe". É dar oportunidade para as pessoas, já que essas informações levam as pessoas necessitadas a descobrirem cursos profissionalizantes gratuitos e, assim, se especializarem e melhorarem sua condição", acredita.