segunda-feira, 11 de março de 2013

Evento leva à reflexão sobre o papel da mulher na família e sociedade

Refletir sobre o papel da mulher cristã na família e na sociedade. Esse foi o principal objetivo do I Congresso Feminino realizado entre os dias 8 e 10 de março na Igreja Batista da Vitória. Organizado pela Mulher Cristã em Ação (MCA) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a programação teve como ponto alto as palestras ministradas por especialistas para as convidadas.

Abrindo o evento, na sexta-feira, a preletora Marilza Neves da Silva, da Segunda Igreja Batista falou sobre as qualidades da mulher virtuosa. A principal delas, segundo a preletora, deve ser a capacidade da mulher organizar seu tempo para cuidar da sua vida espiritual e das tarefas do lar para que tudo esteja em harmonia. Comparou a vida da mulher virtuosa a uma casa, em que o terreno é a própria mulher, o alicerce é a presença constante de Deus no lar, as paredes são as relação interfamiliares e as colunas são as mulheres cheias de virtude que unem e sustentam os lares. "Devemos ser ao mesmo tempo Marta e Maria, a primeira cuida das tarefas da casa e a segunda busca Deus em orações", disse.

No sábado pela manhã, a programação trouxe para o debate temas importantes e variados como violência doméstica, moda e alimentação saudável. Situação recorrente em muitas famílias, a violência doméstica foi abordada pela Oficial de Justiça Helen Rose Panizzi Campos que explicou os mecanismos que a Justiça tem para proteger a mulher que sofre agressão. Ela citou a Lei Maria da Penha (11.343/2006), que é uma das mais modernas de proteção de gênero e a importância da mulher que sofre esse tipo de violência denunciar o agressor. A Oficial de Justiça levou ainda ao conhecimento da plateia os diversos tipos de violência que a mulher pode sofrer por parte do marido, não somente a física, como a sexual, moral, psicológica e patrimonial.

Participante do evento e membro da igreja, Maria Luiza de Oliveira Florenzano achou a palestra muito relevante nesse sentido. "Esclareceu a questão da violência de forma prática e consegui perceber que muitas situações que vivi no meu primeiro casamento se encaixavam no que foi dito." Com relação ao evento, Maria Luiza fez uma avaliação bastante positiva. "Está maravilhoso, as palestras estão muito atuais e muito esclarecedoras."

Dando continuidade ao encontro, a psicóloga Ângela Maria Aquino Silva Pinto da Igreja Batista do Granbery falou sobre o papel da mulher na família. Ela citou as qualidades que a mulher deve ter como ser auxiliadora, administradora, reflexo do amor e criatividade de Deus, amante, companheira, intercessora, sábia e ter discernimento.

Cécile Kapinga participou do evento e elegeu essa palestra como sua preferida. "Ela conseguiu transmitir o que a Bíblia fala sobre a psicologia do homem e da mulher e como a mulher deve fazer para ser virtuosa." Sobre o evento, Cécile só teve elogios. "Moro no Brasil há cinco anos e esse tipo de confraternização sempre acontece em meu país, (República Democrática do Congo), isso faz com que a igreja vire uma família, que possamos nos conhecer e compartilhar nossas vidas", afirmou.

Outra palestra que fez sucesso foi a do estudante de moda Felipe Panizzi, que ensinou às mulheres como ficar mais bonitas, usando a moda a seu favor. O primeiro passo, segundo Felipe é a mulher aceitar seu corpo e buscar o que lhe cai melhor, seja gorda, magra, alta ou baixa. Ele deu dicas de como usar cores, estampas, modelagens, acessórios, peças clássicas como colar de pérolas e esclareceu dúvidas que surgiram durante a exposição.

Na última exposição do dia, a nutricionista Evelyne Rocha Araújo abordou a alimentação saudável com orientações para quem deseja evitar o acúmulo de gordura. Ela recomendou a ingestão de fibras, comer de três em três horas e dar preferência a alimentos leves e saudáveis como verduras, legumes deixando os excessos para o final de semana.

Um almoço delicioso especialmente preparado pelos homens da igreja encerrou os trabalhos da manhã. À tarde, as mulheres ficaram por conta de se embelezar com direito a corte de cabelo, unha, maquiagem, além de aprender novos ofícios, com a oficina de artesanato.

No dia seguinte, no domingo, o evento contou com a palestra da preletora Adriana Campos Pereira falando sobre a mulher cristã na sociedade e culto de encerramento celebrado pelo Pastor Ubiratan Panizzi de Souza.

A líder da Mulher Cristã em Ação (MCA), Marilda Neves ficou muito contente com o resultado. "Superou minhas expectativas, tivemos ótima participação e presença das mulheres e queremos dar continuidade e ampliar evento para o próximo ano."

 

Confira as fotos abaixo (Clique para ampliar)