terça-feira, 16 de outubro de 2012

Igreja Batista da Vitória promove Encontro das Artes




Aluna aprende clarineta no encontro
No ano do 21º aniversário de organização da Igreja Batista da Vitória, uma programação especial foi organizada para estimular a música e a cultura. Entre os dias 11 a 14 de outubro de 2012 foi realizado o I Encontro das Artes, que contou com 14 oficinas ministradas na sede da igreja e na Escola Estadual Nyrce Villa Verde, no Bairro São Pedro. Na programação, gratuita e aberta ao público, os inscritos tiveram noções iniciais de teclado, violão, baixo, trompete, trombone de vara, clarineta, flauta transversa e doce, saxofone, violino, musicalização infantil, artes visuais e teatro. Foram ainda formadas turmas de master classe de bateria, prática de orquestra e canto coral.



 



Arte do violino foi ensinada
Na avaliação dos alunos e professores que participaram do evento, o encontro foi muito proveitoso. Arthur Dias Costa fez aulas de violino e gostou bastante da experiência. “Foi a realização de um sonho, o professor foi muito dedicado e cuidado, me apaixonei, foi o máximo.” Já Jefferson Santos de Oliveira participou da oficina de interpretação teatral. “Eu achei muito importante ter aulas de artes cênicas, porque o teatro, que às vezes é mal visto dentro das igrejas, pode dar oportunidade de mostrar uma realidade que não é tão bem assimilada numa pregação”, afirmou.
Professora ensaia alunos do coral
A professora de canto, Vivian Maria Guedes Mendes disse que torce para que a iniciativa continue. “Eu achei a experiência boa, as pessoas puderam expor seus talentos, acho que é um projeto que poderia acontecer duas vezes ao ano. Passaram pessoas na minha mão que ajudei a cantar e puderam lapidar sua voz.” Quem compartilhou da mesma opinião foi a professora do coral, Patrícia Guimarães. “É uma excelente iniciativa, pois procuramos talentos escondidos dentro das igrejas e existem pessoas que querem cantar, mas têm vergonha ou não tem renda para pagar escolinha e foi uma ótima oportunidade”, acentuou.
Organizador do encontro, o maestro Alexandre Barcellos Ferraz fez um balanço muito positivo do evento. “Superou as expectativas, essa ideia surgiu quando pensamos no social como forma de não elitizar a arte e dar oportunidades de participação aos que não tem condições de pagar por aulas particulares.” No total, cerca de cinquenta pessoas participaram das atividades o que demonstra o sucesso do evento, como lembrou o Pastor Ubiratan Panizzi. “Por ser o primeiro, foi muito positivo. Teve participação de pessoas de dentro e fora da igreja, que puderam ousar e descobrir novos talentos e nesse sentido, o encontro cumpriu seu objetivo.”
Cultos ganharam apresentações especiais
Noite de gala com coral e orquestra
Para abrilhantar os cultos, apresentações com músicos da mais alta qualidade – que ministraram as oficinas - puderam ser conferidas durante todo final de semana. A programação teve início na sexta, com o trompetista Miquéias de Oliveira mostrando todo seu talento ao tocar clássicos da música contemporânea. No sábado, novamente Miquéias em dueto com o músico José Mário de Oliveira, tocaram canções da música erudita. No mesmo dia, a orquestra sinfônica Mário Vieira regida pelo maestro Guto Cimino fez uma belíssima apresentação. No domingo pela manhã, uma peça baseada no “teatro do invisível” pegou os visitantes e membros da igreja de supresa. Ensaiada durante a oficina de teatro, a esquete levou à reflexão ao tratar de relações humanas dentro da igreja. Fechando com chave de ouro, o culto de domingo à noite foi agraciado com uma apresentação de alto nível do coral e orquestra ensaiados especialmente para a ocasião e regidos pelo maestro Guilherme Oliveira. O aproveitamento de materiais foi tema de uma exposição trabalhada durante a oficina de artes visuais, que trouxe à tona a consciência ambiental.
Exposição com produtos reutilizados